Em 1919, a parte norte da colônia se tornou independente. Abidjan permaneceu sob jurisdição francesa durante a Segunda Guerra Mundial, embora a França estivesse ocupada pelos alemães. Em 1944, foi criado o Sindicato Agrícola Africano, que deu origem ao Partido Democrático da Costa do Marfim. Entre 1950 e 1954, foi construído seu porto. Em 1958, foi proclamada a República da Costa do Marfim, como república autônoma dentro da Communauté française (Comunidade Francesa) e, em 1960, alcançou a independência plena.
Foi eleito presidente Félix Houphouët-Boigny, líder do Partido Democrata da Costa do Marfim, que até 1990, foi a única agremiação política legal no país. Com um alinhamento político pró-ocidental, a Costa do Marfim esteve em foco na década de 1970, ao tentar intervir pela via das negociações na resolução do apartheid na África do Sul.
As eleições de 1990, a primeira em que houve uma disputa real pelo poder, foram disputadas por todos os partidos políticos já legalizados, tendo o presidente Houphouët-Boigny sido reeleito para um sétimo mandato. Também em 1990 o Papa João Paulo II visitou a Costa do Marfim, onde consagrou, em Iamussucro, uma suntuosa basílica, oficialmente construída às expensas do presidente. Houphouët-Boigny, apesar de numerosas tentativas de golpes de estado e da instabilidade social provocada por crises econômicas, manteve-se no poder desde a independência até dezembro de 1993, quando faleceu.
O antigo presidente da Assembleia Nacional (Parlamento), Henri Konan Bédié, assumiu a presidência da República em 1993, sendo confirmado no cargo em 1995. No dia 24 de dezembro de 1999, um golpe de Estado, comandado pelo general Robert Guéï, destituiu o presidente Konan Bedié, que se refugiou na Embaixada da França e depois no Togo. O general Guéï convocou todos os partidos políticos para formarem um governo de transição e prometeu que o retorno à democracia seria rápido. Esse foi o primeiro golpe de estado no país desde a sua independência em 1960.
Em 2000, Laurent Gbagbo, líder histórico da oposição, foi eleito presidente da República, derrotando Robert Gueï, tendo este último sido assassinado durante um levantamento encabeçado pelo Movimento Patriótico da Costa do Marfim em 2002. O escrutínio, entretanto, reavivou as tensões étnicas e religiosas no país, que desempenha importante papel na África e dentro da Entente.
O presidente Laurent Gbagbo
Eclodiu a Guerra civil da Costa do Marfim (2002–2007), tendo focos rebeldes assumido o controle do Norte e do Oeste do país. 10.000 boinas azuis da ONUCM (Forças de Paz da ONU na Costa do Marfim), dentre os quais 4600 soldados franceses da Licorne (operação militar francesa para a Costa do Marfim), foram posicionadas entre os beligerantes. Um acordo de paz diminuiu o poder de Laurent Gbagbo, mas a situação política permaneceu instável. Em 2003, após o cessar-fogo, estabeleceu-se um governo de união nacional, mas continuaram os confrontos políticos e militares. Em 2005, o mandato do presidente Gbagbo é prorrogado pelo máximo de um ano (um governo de transição é encarregado de organizar eleições). Mas a situação política e militar permanece caótica. Gbagbo, entretanto, manteve-se no poder por mais alguns anos devido a atrasos na convocação do pleito pela guerra civil, que dividiu o país entre o sul, leal ao governo, e o norte, controlado pelas Forças Novas de Guillaume Soro.
A Costa do Marfim, oficial e protocolarmente República de Côte d’Ivoire, é um país africano, limitado a norte pelo Mali e pelo Burquina Fasso, a leste pelo Gana, a sul pelo Oceano Atlântico e a oeste pela Libéria e pela Guiné. Sua capital é Iamussucro, mas a maior cidade é Abidjã.
27,48 milhões de habitantes
A Costa do Marfim situa-se em plena região tropical com o clima habitual destas zonas; a temperatura média situa-se nos 30 graus Celsius durante todo o ano, com exceção da estação das chuvas onde a temperatura baixa para os 25 graus C. Há duas estações de chuvas. Há duas grandes zonas climatéri.
Gabinete do Primeiro Ministro, Chefe de Governo, Patrick Jerome Achi
Viverra maecenas accumsan lacus vel. Risus ultricies tristique nulla aliquet enim tortor. Nam aliquam sem et tortor consequat id porta nibh
Viverra maecenas accumsan lacus vel. Risus ultricies tristique nulla aliquet enim tortor. Nam aliquam sem et tortor consequat id porta nibh
Avenida das Américas, 3.500 Hong Kong, Sl. 438, Le Monde Office
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro CEP 22640 – 102
Copyright © 2023 Costa do Marfim – Todos os direitos reservados.